O Projeto

O Projeto Sala de Música 2017, oferecido pela Sala Cecília Meireles e com patrocínio da VIVO, tem o objetivo de sensibilizar os professores e alunos para a escuta e apreciação da música de concerto e de seus espaços de apresentação. O projeto é direcionado aos alunos de escolas públicas estaduais, aos integrantes de projetos musicais e aos alunos de escolas de música do Rio de Janeiro.

Até o fim do ano, serão realizados 16 concertos didáticos com a participação de solistas e de diversas formações de câmara, promovendo um panorama histórico da música através da apresentação de obras de grandes compositores ocidentais como Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms, além de mestres da música moderna e contemporânea.

Cada concerto conta com um material didático específico, onde constam informações sobre os instrumentos orquestrais, os compositores, e obras a serem apresentadas. Como parte do Projeto, também são oferecidos encontros de capacitação aos professores das escolas e projetos participantes, com distribuição prévia de material didático elaborado para os alunos. O Projeto oferece ônibus para transporte dos alunos a cada concerto, além de um lanche ao final de cada apresentação.

Bach


ver preview
Mozart


ver preview
Beethoven


ver preview
Schubert


ver preview
Em Breve

em breve
Em Breve

em breve
Em Breve

em breve
Em Breve

em breve

A capacitação dos professores

Um mês antes de cada concerto, os professores são convidados a participar de um Encontro de Capacitação no Espaço Guiomar Novaes, anexo à Sala Cecília Meireles. Nesta ocasião, eles participam de diversas atividades sobre os concertos sob a orientação da coordenadora pedagógica do projeto, Professora Adriana Rodrigues. É na capacitação que os professores entram em contato com o material didático que será distribuído às escolas participantes para ser desenvolvido com os alunos.

Bach 23/3 24/3

Mozart 7/4 8/4

Beethoven 26/5 27/5

Schubert 23/6 24/6

Os concertos

O objetivo do Projeto Sala de Música é sensibilizar os professores e alunos para a escuta e apreciação da música de concerto e de seus espaços de apresentação, proporcionando a eles a oportunidade de conhecerem uma sala de concertos e estimulando a ideia de pertencimento a este tipo de ambiente.

A educação musical além da sua indiscutível importância na vida humana, pode contribuir com a interdisciplinaridade no currículo escolar, com a autoestima, com a escuta, com as atividades em grupo e com o desenvolvimento dos processos criativos.

Bach 24/3

Bach 25/3

Mozart 7/4

Mozart 8/4

Beethoven 26/5

Beethoven 27/5

Schubert 23/6

Schubert 24/6

O Pós-Concerto

São reconhecidos internacionalmente os resultados de projetos sociais voltados à música como os mais eficazes na importante tarefa de oferecer aos jovens uma ressignificação da sua vida, com possibilidades de estudo e trabalho. Os concertos são oferecidos com introduções didáticas, atividades lúdicas e interação entre público-alvo e artistas reconhecidos.

As crianças e jovens que tiverem a oportunidade de participar dos concertos certamente sairão desta experiência enriquecidos em conhecimento e sentimentos. Muitos não frequentam a Sala por falta de conhecimento ou por falta de hábito. No entanto, o acesso a música é direito fundamental de todos e a Sala Cecília Meireles tem se mostrado o cenário ideal para essa prática.

BACH 23/3 24/3

Mozart 7/4 8/4

Beethoven 26/5 27/5

Schubert 23/6 24/6