Alexandre Dossin, piano

Pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Alexandre Dossin recebeu em 2003 o Primeiro Premio e Premio Especial no Concurso Internacional de Piano Martha Argerich, em Buenos Aires. Martha Argerich, presidindo o jury, declarou que suas apresentações durante o concurso foram “magnificas, com extrema sensibilidade e verdadeira virtuosidade”. Foi também laureado em importantes concursos internacionais como “Grand Prix Maria Callas”, em Atenas, Grécia, “Mozart International Piano Competition” em Salzburg e vencedor de vários concursos no Brasil.

Diplomado no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e Doutor em Piano na Universidade do Texas, estudou com Boris Romanov e Sergei Dorensky na Rússia, William Race e Gregory Allen nos Estados Unidos, e com Hubertus Hofmann e Dirce Knijnik no Brasil. Artista exclusivo da Naxos, Alexandre Dossin lançou em 2009 dois CDs com a obra pianística de Dmitri Kabalevsky (Naxos), e em junho de 2012 o CD “Liszt na Rússia,” sua segunda contribuição para a série Liszt.

Atualmente é professor titular e diretor do departamento de piano na Universidade de Oregon. Em 2015 foi eleito Vice-Presidente da American Liszt Society e em 2016 nomeado “International Steinway Artist,” quando seu nome foi incluído em uma lista seleta de pianistas internacionais honrados pela grande marca de pianos.


PROGRAMA

Franz Liszt (1811-1886)
Sonata em Si Menor, S. 178
Valse da Ópera “Fausto”, de Gounod, S. 407

[INTERVALO]

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileiras no. 4
-Prelúdio (Introdução)
-Coral (Canto do sertão)
-Ária (Cantiga)
-Danza (Miudinho)

Edino Krieger (1928)
Sonatina
-Moderato
-Allegro

Sonata No. 1
-Andante
-Seresta (Homenagem a Villa-Lobos)
-Variações e Presto

Ingressos à venda em breve na bilheteria da Sala Cecília Meireles ou através do site www.ingressorapido.com.br