CARNAVAL EM CONCERTO – SEGUNDO ESPETÁCULO
Maria Teresa Madeira, Lucia Barrenechea e Erika Ribeiro, pianos
Rodolfo Cardoso, percussão
Marcelo Rodolfo, narração

 

Festa pagã consentida pela Igreja Católica para se extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido, o Carnaval também serviu de fonte de inspiração musical para muitos criadores, inclusive da música de concerto, como Schumann, Saint-Säens e, aqui no Brasil, Villa-Lobos e Edino Krieger. Pois serão esses mestres que, durante dois dias, tendo ao lado Noel Rosa, Braguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Egberto Gismonti, transformarão o palco da Sala Cecília Meireles num verdadeiro rancho de emoções momescas.

A pianista Maria Teresa Madeira atuou ao lado de importantes orquestras e tem se apresentado com grandes músicos brasileiros e internacionais. Especialista em Ernesto Nazareth, ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum Erudito” com seu trabalho fonográfico dedicado ao compositor.

Lúcia Barrenechea tem se apresentado com grandes nomes do cenário nacional e internacional como pianista camerista. Em 2013 lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”, que foi finalista do 26º Prêmio da Música Brasileira.

Conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Vencedora de 10 concursos nacionais de piano, Erika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país.

Rodolfo Cardoso é doutor pela UNIRIO, onde é professor de percussão e música de câmara. Atuou como primeiro solista (timpanista) em algumas das principais orquestras do país. Paralelamente atua na música popular, participando de shows e gravações com diversos artistas.

PROGRAMA

Robert Schumann
Carnaval, Op. 9
-Préambule
-Pierrot
-Arlequin
-Valse noble
-Eusebius
-Florestan
-Coquette
-Réplique
-Papillons
-Lettres dansantes
-Chiarina
-Chopin
-Estrella
-Reconnaissance
-Pantalon et Colombine
-Valse allemande
-Paganini
-Aveu
-Promenade
-Pause
-Marche des Davidsbündler contre les Philistins

Chiquinha Gonzaga (adapt. Maria Teresa Madeira e arr. de Ronaldo Miranda)
Abre-Alas

[INTERVALO]

Edino Krieger
Variações Carnavalescas para Marimba
-Prólogo
-Fanfarra
-Zé Pereira
-Maracatu
-Frevo
-Sapucai

Egberto Gismonti (arr. Lucia Barrenechea)
Palhaço

Noel Rosa/Braguinha (adapt. Maria Teresa Madeira do arr. de Elenice Maranesi)
As Pastorinhas

Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles ou através do site www.ingressorapido.com.br