Escola de Música Villa-Lobos

Carlos Belém e Leandro Gregório, direção musical
Glaucia Sundin, coordenação de produção

Música Brasileira de Concerto – Destaques
Uma das mais tradicionais instituições de ensino musical do país, a Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, leva ao palco da Sala Cecília Meireles o espetáculo Música Brasileira de Concerto – Destaques.

Trata-se de uma realização dos corpos discente e docente da escola, em que grupos de formações diversas celebram a música brasileira em geral e prestam especial homenagem aos compositores Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos e Padre José Maurício, por conta, respectivamente, de seus 120, 130 e 250 anos de nascimento.

O concerto apresenta, ainda, os vencedores (primeiros lugares) nas cinco categorias do “1o Concurso de Piano da Escola de Música Villa-Lobos”, que ocorreu em julho deste ano no Auditório Guerra-Peixe, tendo como idealizadora a professora Nely de Alencar e como Presidente da Comissão Julgadora o pianista Miguel Proença.

O repertório percorre desde as “brincadeiras” selecionadas do Guia Prático de H. Villa-Lobos (Coro Juvenil, sob a regência de Leandro Gregório e acompanhamento ao piano de Gisele Sant ́Ana) a peças de José Maurício e Manuel Dias de Oliveira (Madrigal, sob regência de Leandro Gregório e Marcelo Palhares e tendo como solistas as professoras Hélida Lisboa e Willa Soanne, além de artistas convidados), dando vez, ainda, à estreia da peça “Suíte Popular”, do jovem compositor Caio Márcio, composta especialmente para esta ocasião (tendo como solista a pianista Fernanda Canaud) e a obras de Alberto Nepomuceno (Orquestra de Cordas do Curso Técnico da EMVL, sob a regência de Marcelo Palhares).

Entrada Franca