Orquestra de Sopros da UFRJ 

Marcelo Jardim, regência
Aleyson Scopel, piano
Robervaldo Linhares, piano
A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. É responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais.

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ e também diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas.

Conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica, o pianista Aleyson Scopel percorre as mais importantes salas de concerto do Brasil, frequentemente à frente de grandes orquestras. Além das obras‐primas dos grandes compositores do repertório pianístico, Aleyson possui ávido interesse por peças contemporâneas que traduzem a modernidade idiomática do instrumento.

O pianista e musicólogo Robervaldo Linhares é detentor do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música- Brasil, do 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano Art-Livre e do 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano do Instituto Brasil-Estados-Unidos – Rio de Janeiro (1997). É mestre em Música pela UNIRIO e bacharel em Música, Piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor nesta instituição desde 2009.

Programa

João Guilherme Ripper (transcr. Marcelo Jardim)
Psalmus, para banda sinfônica *

Almeida Prado
Constelações Zodiacais – Cartas Celestes nº 7: Uranografia Sonora, para Dois Pianos e Banda Sinfônica
-O Nascimento das Estrelas
-Áries
-Taurus
-Gemini
-Cancer
-Leo
-Virgo
-Libra
-Scorpius
-Sagittarius
-Capricornius
-Aquarius
-Pescis
-Galáxias
-Constelações

Aleyson Scopel e Robervaldo Linhares, pianos
Philip Sparke
Música das Esferas

George Gershwin
Rhapsody in Blue, para Piano e Banda Sinfônica (versão original de Ferde Groffe)

Aleyson Scopel, piano
*estreia mundial da versão para orquestra de sopros

 

Patrocínio da Série

Screen Shot 2018-02-08 at 18.02.28

Ingressos disponíveis na bilheteria da Sala Cecília Meireles ou através do site www.ingressorapido.com.br