Impressões Franco Brasileiras
Sirius Duo - Fabrizio Claussen, barítono e percussão
Viviane Sobral, piano
Espaço Guiomar Novaes
17 set ter 19H
sobre os músicos

Sirius Duo

Fabrizio Claussen, Cantor (Barítono) e Percussão

Viviane Sobral, Piano

sobre o evento

Fabrizio Claussen, barítono atuante em salas de concerto e teatros de ópera do Brasil e Viviane Sobral, pianista concertista e acompanhadora da Escola de Música da UFRJ, apresentam o concerto Impressões Franco-Brasileiras – Música e Linguagem.

O será comemorativo aos 10 anos do Sirius Duo. Junto a um repertório francês, unem-se obras raras de Heitor Villa-Lobos. Gabriel Fauré, grande mestre da melodia francesa, compôs seu último ciclo de canções L’Horizon Chimeriqué, no mesmo ano que Villa-Lobos escreveu os Epigrammas Irônicos e Sentimentais sobre poemas de Ronald de Carvalho, obra esta que foi apresentada em primeira audição mundial na Semana de Arte Moderna.

A ideia de mesclar textos literários às canções escolhidas, veio da força dramática encontrada nas poesias e textos que inspiraram os ilustres compositores. Jules Massenet, Henri Duparc e Gabriel Fauré dialogam com Heitor Villa-Lobos assim como, Baudelaire, Leconte de Lisle e Verlaine conversam com Ronald de Carvalho, Vinícius de Moraes e Jorge Amado.

Fazendo um contraponto às melodias cantadas, o som do piano e os textos interpretados em português, Impressões Franco-Brasileiras – Música e Linguagem, conta ainda com um atabaque percutido por varetas pelo cantor e percussionista Fabrizio Claussen.

A inserção de ritmos afro-brasileiros neste recital tem a função de aproximar ainda mais os textos dos poetas brasileiros às melodias, tanto as francesas quanto as brasileiras, tornando o concerto atraente e ao mesmo tempo sofisticado.

programa

  1. Massenet

Elegie Berceuse

  1. Duparc

L’invitation au Voyage

  1. Fauré

Clair de Lune

Aprés un Rêve

L’Horizon Chimérique

La mer est infinie

Je me suis embarquè

Diane, Selene

Vaisseaux nous vous aurons aimée

  1. Villa-Lobos

Nhapopé

A Cascavel

Epigramas irônicos e sentimentais

Perversidade/Perversité

Próximos eventos Espaço Guiomar Novaes
programação completa