Maratona de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro
Nessa edição, o grande homenageado será o compositor Joaquim Naegele.
Sala Cecília Meireles
26 out sáb 14H
27 out dom 11H
sobre o evento

A banda de música é das manifestações mais tradicionais da cultura brasileira e, no estado do Rio de Janeiro, sua criação remonta ao século XIX. Bandas civis amadoras multiplicaram-se pelas vilas e cidades, reproduzido o modelo das bandas militares, observado nos uniformes, repertórios, organologia e até mesmo na presença exclusivamente masculina, característica que foi alterada há apenas algumas poucas décadas. Dentre as primeiras gravações comerciais realizadas no Brasil, no início do século XX, algumas foram feitas por bandas de música. Estas instituições, para além do seu papel pedagógico e social na formação de músicos e cidadãos, são guardiãs da memória da música brasileira, através dos seus ricos acervos e arquivos musicais.

A Maratona de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro é uma realização da Sala Cecília Meireles em parceria com a Associação de Bandas de Música do Rio de Janeiro – ASBAM-RJ. No evento, que será realizado em dois dias, 12 de bandas de música civis de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro como: Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Laje do Muriaé, São Fidélis, Petrópolis, Miracema, São João da Barra e Varre-Sai se alternarão no palco da Sala Cecília Meireles apresentando o melhor dos seus repertórios, nos mais variados estilos. Além das bandas civis participarão, como convidadas especiais, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro e da Banda Sinfônica do 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, no encerramento de cada dia de apresentações

Nesta edição da Maratona de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, o grande homenageado será o compositor Joaquim Naegele que, em 2019, completaria 120 anos de nascimento. Reconhecido como um dos mais importantes compositores brasileiros de música para bandas do século XX, desenvolveu igualmente, grande atividade pedagógica formando centenas de músicos nas bandas e grupos que dirigiu. Para celebrar tão importante efeméride, cada banda apresentará uma obra diferente do autor nos dois dias de espetáculos.

sábado 26 de outubro

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro
Maestro Antonio Seixas

Banda Portugal – Rio de Janeiro
Maestro José Soares

Banda Musical União dos Operários – São João da Barra
Maestro Joel de Sá Rosa

Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Regência Major PM Mus Ronaldo Almeida

 

domingo 27 de outubro

Sociedade Musical Nova Aurora – Macaé
Maestro Hélio Rodrigues

Lira Santa Cecília – Varre Sai
Maestro Wildes José Ferreira

Sociedade Musical Lira da Esperança – Laje do Muriaé
Maestro Araceli de Rezende Silva

Orquestra de Sopros de Campo Grande – Rio de Janeiro
Maestro Davi Fernandes

Associação Musical 22 de Outubro – São Fidélis
Maestrina Neidineia Clemente Sardinha

Clube Musical Primeiro de Setembro – Petrópolis
Maestros Wesley de Araújo Miguel e

Paulo Alexandre Santos de Souza
Banda do 1º Batalhão de Guarda – Batalhão do Imperador

Regência
1° Ten Alailton Gatti Cavalcanti – Regente da Banda Sinfônica do Batalhão de Guardas.
ST Hermes Vandi Rosa da Silva, ST Paulo Cesar da Costa Dinato, ST Fabio da Silva Pacifico

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa