Série Sala Vertigens
Orquestra de Sopros da UFRJ: "...Debussy"
O programa traz obras de Debussy, tais como os prelúdios, em arranjos para orquestra de sopros.
Sala Cecília Meireles
13 dez qui 20H
Orquestra de Sopros da UFRJ
Marcelo Jardim, regência
Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles ou através do site www.ingressorapido.com.br
sobre o evento

Orquestra de Sopros da UFRJ
Marcelo Jardim
, regência
Felipe dos Santos, clarineta

Participação
Alunos de piano da classe do Professor Ronal Silveira

Formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ
inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, a Orquestra de Sopros da UFRJ atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela instituição. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos”. Já teve como solistas importantes instrumentistas e grupos de destaque no Brasil.

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ, na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, Mestre em Práticas Interpretativas/Regência pela UFRJ, concluiu o bacharelado Regência também pela UFRJ. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e através da colaboração acadêmica, atua na direção artística do Festival Música das Américas e Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles).

Claude Debussy

En Blanc et Noir (transcr. João Victor Bota)
Primeira Rapsódia para Clarineta e Banda Sinfônica

Prelúdios, Livro 1 *
-…Danseuses de Delphes
-…Voiles
-…Le vent dans la plaine
-…Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir
-…Les collines d’Anacapri
-…Des pas sur la neige
-…Ce qu’a vu le vent d’Ouest
-…La fille aux cheveux de lin
-…La sérénade interrompue
-…La cathédrale engloutie
-…La danse de Puck
-…Minstrels

*Transcrição realizada por Liduíno Pitombeira, Marcelo Jardim e alunos de composição da classe do Prof. Liduíno Pitombeira: Levy Nunes, Rafael Silva, Diana Rodrigues, Davi Pereira, Rafael Braga, André Calçada, André Luis Pinto, Gabriel Barbosa.

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa