Orquestra Sinfônica da UFRJ: Haydn e Mozart
A riqueza e o colorido da música clássica são os destaques deste concerto, que traz no programa obras de Mozart e Haydn.
21 fev qui 20H
Orquestra Sinfônica da UFRJ
André Cardoso, regência
Duo Corvisier: Fátima Corvisier e Fernando Corvisier, pianos

Orquestra Sinfônica da UFRJ
André Cardoso, regência

Duo Corvisier
Fátima Corvisier e Fernando Corvisier, pianos

Fundada em 1924, como Orquestra do Instituto Nacional de Música, a Orquestra Sinfônica da UFRJ é a mais antiga do Rio de Janeiro, com uma trajetória de mais de 90 anos de atividades ininterruptasÉ formada por músicos profissionais do quadro de técnicos da UFRJ e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música. Além de suas funções acadêmicas para a formação de novos instrumentistas, cantores, regentes e compositores, a orquestra se dedica à preservação da memória da música brasileira e ao repertório contemporâneo, já tendo realizado mais de uma centena de estreias de novas obras.

Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), André Cardoso estudou regência com os maestros Roberto Duarte e David Machado. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, entre outras. Como pesquisador dedica-se ao estudo da música brasileira dos séculos XVIII ao XX, tendo publicado inúmeros artigos e dois livros.

Constituído pelos pianistas Fátima e Fernando Corvisier, o Duo Corvisier dedica-se a um abrangente repertório, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea. Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), se apresentou em inúmeros recitais. Destacam-se sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e em diversos concertos como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas.

Joseph Haydn
Abertura “Lo Speziale” Hob 28/3