Recital em homenagem Guiomar Novaes
Recital com a pianista Erika Ribeiro
Participação do ator Jandir Ferrari
Espaço Guiomar Novaes
14 mar qui 18H30
Erika Ribeiro, piano
Jandir Ferrari, ator

Recital em homenagem Guiomar Novaes
Reinauguração da escultura de bronze das mãos da Guiomar Novaes
Erika Ribeiro
, piano
Jandir Ferrari, ator

Técnica impecável, sensibilidade refinada e uma incrível capacidade de comover através de sua arte pianística. As palavras não bastam quando a tarefa é descrever o imenso talento de Guiomar Novaes (1894 – 1979) e a surpreendente fascinação que despertava naqueles que a ouviam tocar. Nascida em São Paulo, a pianista logo demonstrou talento para a música. Sob a orientação do maestro Chiaffarelli, desenvolveu sua sensibilidade pianística e, aos 15 anos, foi aprovada em 1º lugar no Conservatório de Paris, impressionando Debussy, que estava no júri.

Ao retornar ao Brasil, Guiomar já é uma artista completa. Segue para os Estados Unidos, onde realiza inúmeras performances, todas com enorme sucesso de público e de crítica. O repertório romântico se torna sua especialidade, em especial as obras de Chopin e Schumann, mas não deixa de incluir compositores brasileiros em seus programas, tornando-se uma difusora da música brasileira no exterior. Faleceu em São Paulo em 1979, aclamada internacionalmente como uma das maiores concertistas de todos os tempos pela Le Monde.

Em 2019, 124 anos desde o seu nascimento e 40 anos após a sua morte, a Sala Cecília Meireles homenageia a pianista que empresta seu nome ao Espaço Guiomar Novaes, uma pequena sala de concertos anexa à SCM. Na ocasião, haverá a reinauguração da escultura de bronze das mãos de Guiomar, além de um recital da pianista Érika Ribeiro

Programa

Ludwig van Beethoven
Sonata em Lá Bemol Maior, Op. 110
-Moderato cantabile molto espressivo
-Allegro molto

Robert Schumann
Kinderszenen (excertos)

Heitor Villa-Lobos
O Polichinelo

Frédéric Chopin
Noturno em Mi Bemol Maior, Op. 55 n.2
Barcarolle em Fá Sustenido Maior, Op. 60

Próximos eventos Espaço Guiomar Novaes
programação completa