Traga-me a Cabeça de Lima Barreto
Artista: Hilton Cobra
Direção: Fernanda Julia
Espaço Guiomar Novaes
18 jun ter 19H30

INGRESSOS À VENDA EM BREVE.

sobre o evento
Inspirada livremente na obra de Lima Barreto (13/5/1881 * 1/11/22), especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos vivos, “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” é um monólogo teatral, com interpretação de Hilton Cobra, direção de Fernanda Julia e dramaturgia de Luiz Marfuz, que reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”. A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas

 

Hilton Cobra
Ator, produtor, diretor, gestor cultural e fundador da Cia dos Comuns. Produziu os espetáculos: A roda do mundo, Bakulo, os bem-lembrados e Candaces, a reconstrução do Fogo e produziu e dirigiu Silêncio. Idealizou e realizou a mostra Olanadé – A cena negra brasileira e o Fórum Nacional de Performance Negra eventos que contemplaram palestras, debates, oficinas, espetáculos de teatro e dança e mostras cinematográficas. Atuou em espetáculos dirigidos por Nehle Franke, Márcio Meirelles, Ulisses Cruz, Werner Herzog, Fernanda Julia e Luiz Marfuz. Na televisão participou de: Chico Anysio, O Sorriso do Lagarto, Perigosas Peruas, Os Trapalhões, O Poder da Arte da Palavra, O Rei do Gado, Vila Madalena, Zorra Total e O Compadre de Ogum. Recebeu prêmios e indicações por sua atuação no teatro e no cinema, a exemplo do Prêmio de melhor ator no Festival Nacional de Cinema de Brasília|2008, por sua atuação em Cães. Atualmente está em cartaz com o monólogo Traga-me a cabeça de Lima Barreto!. Foi presidente da Fundação Cultural Palmares/MINC e diretor do Centro Cultural José Bonifácio/RJ.

ficha técnica

Hilton Cobra
Ator

Luiz Marfuz
Dramaturgia

Fernanda Júlia
Direção

Vila de Taipa (Laboratório de Investigação
de Espaços do Teatro Vila Velha), Erick Saboya,
Igor Liberato e Márcio Meireles

Cenário

Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira

Desenho de Luz

Biza Vianna

Figurino

Zebrinha

Direção de Movimentos

Jarbas Bittencourt

Direção Musical

David Aynan

Direção de vídeo

Bob Siqueira e Gá

Design gráfico

Júlio Coelho

Produção executiva

Adeloya Magnoni e Valmyr Ferreira

Fotos

Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade Participações especiais (voz em off)

Próximos eventos Espaço Guiomar Novaes
programação completa