Série Música de Câmara
Trio Pétala
A Menina e a Canção
Sala Cecília Meireles
3 out sex 19H

Ludmilla Bauerfeldt, soprano

Luísa de Castro, violino

Marina Spoladore, piano

 

Sinopse

O programa A Menina e a Canção apresenta um panorama da canção de câmara dos séculos XIX e XX, com obras de compositores da Alemanha, Brasil, França, Rússia, Estados Unidos e República Tcheca. Serão interpretadas canções como Chère nuit de Alfred Bachelet, Als die alte Mutter de Antonín Dvořák, Nuit d’étoiles de Claude Debussy, The Year’s at the Spring e Empress of Night de Amy Beach, Chanson d’automne de Camille Saint-Saëns, Das Rosenband, September e Morgen de Richard Strauss, além de Nuvens, Evocação e Voz Interior de Heitor Villa-Lobos. Completa o programa a Suite para Voz e Violino (1923), também de Villa-Lobos. As obras serão interpretadas pela soprano Ludmilla Bauerfeldt, com Luísa de Castro ao violino e Marina Spoladore ao piano.

 

Programa

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)

The Nightingale and the Rose Op. 2 N°2

Antonín Dvorak (1841 – 1904)

Songs my Mother Taught Me, Op. 55 N° 4

Alfred Bachelet (1864 – 1944)

Chère nuit

Camille. Saint-Saëns (1835 – 1921)

Violons dans le soir

Amy Beach (1867 – 1944)

Romance para violino e piano

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Suite para Voz e Violino:

I. A menina e a canção

II. Quero ser alegre

III. Sertaneja

Richard Strauss (1864-1949)

Das Rosenband

September

Morgen

 

Biografia

Trio Pétala

Composto por voz, violino e piano, o trio de câmara nasce da afinidade entre a soprano Ludmilla Bauerfeldt e a violinista Luisa de Castro, colegas desde o curso de música da UNIRIO, retomarem a parceria já num momento profissional junto à renomada solista e professora de piano desta mesma universidade, Marina Spoladore. Com o objetivo de mergulhar no repertório de câmara que una os registros e discursos femininos, numa busca de compreender esse universo através da canção.

 

Ludmilla Bauerfeldt, soprano

A soprano Ludmilla Bauerfeldt, natural do Rio de Janeiro, formou-se em Teatro e Música e concluiu sua formação na Accademia do Teatro alla Scala, em Milão, onde protagonizou montagens como Don Pasquale e La Scala di Seta. Vencedora de prêmios como o Vozes do Brasil (2010) e o Grand Prix Maria Callas (2014), vem desenvolvendo sólida carreira internacional, com apresentações em festivais e teatros na Itália, Suíça, Rússia e Alemanha. No Brasil, tem se destacado em importantes produções operísticas, como Orphée, de Philip Glass, Suor Angelica, de Puccini, e La Traviata, de Verdi, além da estreia mundial de Translieder, de Flo Menezes, e da participação na 8ª Sinfonia de Mahler com a OSESP. Também interpretou Konstanze na montagem de O Rapto do Serralho, de Mozart, no Theatro São Pedro.

 

Luísa de Castro, violino

A violinista Luísa de Castro, nascida no Rio de Janeiro, é mestre pela Northwestern University e bacharel pela UNIRIO. Estudou com nomes como Shmuel Ashkenasi, Almita e Roland Vamos, e Paulo Bosisio, além de receber orientação de músicos do Dover Quartet e da Chicago Symphony Orchestra. Desde 2022, atua como spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, onde está desde 2011, e integra também a Johann Sebastian Rio e o Quarteto Kalimera. Premiada nacional e internacionalmente, tem sólida atuação como solista, camerista e intérprete de música contemporânea, com participações em festivais no Brasil, EUA, Canadá e Japão, sob regência de maestros como Valery Gergiev e Carlos Miguel Prieto.

 

Marina Spoladore, piano

A pianista Marina Spoladore atua como solista, camerista e recitalista, com mais de 30 prêmios em concursos nacionais e internacionais. Bacharel pela UFRJ e doutora em Performance Musical pela UFMG, também possui mestrado em Musicologia pela UNIRIO, onde é professora assistente. Estudou na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, como bolsista do estado de Baden-Württemberg. Participa ativamente de eventos ligados à música contemporânea brasileira e integra grupos como o PianOrquestra, o Trio Paineiras e o Abstrai Ensemble, com os quais realizou turnês internacionais e gravações. Apresentou-se como solista com diversas orquestras brasileiras, sob regência de maestros como Lígia Amadio e Roberto Duarte.

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa