Silvério Pontes, trompete, flugelhorn e barítono Bb
Daniela Spielmann, sax soprano, sax tenor e sax alto
Alexandre Maionese, flauta e flautim
Dudu Oliveira, flauta e sax tenor
Bebê Kramer, acordeon
Henrique Cazes, cavaquinho
Rogério Caetano, violão de 7 cordas de aço
Tiago do Bandolim, bandolim
Charlles da Costa, violão de 6 cordas
Netinho Albuquerque, pandeiro e percussão
Rodrigo Jesus, percussão
A Sala Cecília Meireles recebe o Choro na Rua na Série Brasil. O coletivo preserva os princípios fundamentais da roda de choro: liberdade, partilha e celebração. Seu objetivo é ampliar o alcance do choro e proporcionar ao público a experiência autêntica desse importante patrimônio da música brasileira.
Sob a liderança de Silvério Pontes e a inspiração do decano Zé da Velha, o Choro na Rua coloca-se a experimentar o deslocamento do espírito da roda em diferentes espaços: botequins, praças, teatros, museus, festivais. Neste show, apresenta seu primeiro álbum, “Choro na Rua: Obrigado, Zé da Velha!”, gravado e distribuído pelo selo Biscoito Fino. No repertório, composições de músicos do coletivo e grandes sucessos dos nossos mestres chorões.
Programa
Zé Menezes
Bossa Nova N° 1
Altamiro Carrilho
Deixe o breque pra mim
Eduardo Neves e Rogério Caetano
Chorinho em Cochabamba
Sivuca
Homenagem à velha guarda
Severino Araújo
Chorinho pra você
Marcelo Caldi e Silvério Pontes
Meneziana
Jacob do Bandolim
Receita de samba
Benedito Lacerda e Pixinguinha
Cheguei
Jacob do Bandolim
Bola Preta
Otaviano Pitanga e Waldir Azevedo
Vê se gostas
Maestro Carioca
Voltei ao meu lugar
Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo
Menina Flor
Duração: 90 minutos
Biografias
O Coletivo
Surgido de uma roda na Rua do Rosário, no Rio de Janeiro, o grupo se apresenta em diferentes locais atraindo amantes do choro e pessoas de todas as idades. Desde 2016, o “Choro na Rua” tem acontecido em diferentes espaços, conseguindo atingir um público que vai desde aficionados do gênero até o simples passante, da terceira idade até a criançada. Sob a liderança de Silvério Pontes e a inspiração do decano Zé da Velha, o Choro na Rua vem se apresentando em botequins, praças, teatros, museus, festivais. Recentemente laureado no Prêmio da Música Brasileira como “Melhor Grupo de Música Instrumental” e “Melhor Revelação”, apresenta seu primeiro álbum, “Choro na Rua: Obrigado, Zé da Velha!”, gravado e distribuído pelo selo Biscoito Fino. No repertório, composições de músicos do coletivo e grandes sucessos dos nossos mestres chorões. Nos últimos anos, vem se apresentando com frequência em praças públicas de Niterói e do Rio de Janeiro.
Silvério Pontes
Filho de trompetista, cresceu ouvindo bandas de músicas do interior e por elas foi influenciado diretamente desde a infância. Estudou na Escola de Música Villa-Lobos e na Escola Nacional de Música. Virou músico profissional para, em seguida, ser convidado por Luiz Melodia. Depois gravou e tocou por todo o país com a Banda Vitória Régia, de Tim Maia, por 12 anos. Tocou também: Elza Soares, Ed Motta e Cidade Negra. Mesmo com todas essas atividades, Silvério e o amigo Zé da Velha mantêm uma parceria musical desde 1985. Hoje lidera o Choro na Rua.
Daniela Spielmanm
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em interpretação musical, saxofone e flauta, arranjo e composição. Atua profissionalmente desde 1992 na área erudita e popular, no Brasil e no exterior. Tem 12 discos gravados como solista ou front leader em vários grupos (duo, trio, conjunto). Trabalhou na Rede Globo de Televisão de 2000 a 2014. Professora de música no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Campus Maracanã. Integra o Coletivo Choro na Rua.
Alexandre Maionese
Começou aos 10 anos de idade na banda do Colégio Salesiano. Gravou com grandes nomes da MPB, como Nelson Sargento, Monarco, Herivelto Martins, Moreira da Silva, Carmem Costa, Jamelão, Mário Lago, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Braguinha, Carlos Poyares, Altamiro Carrilho, Guilherme de Brito, Mestre Marçal, Zé Keti, João Nogueira, Délcio Carvalho, Noca da Portela, Ney Lopes, Wilson Moreira, Elton Medeiros e Zezé Gonzaga entre outros. Hoje faz parte do Coletivo Choro Na Rua.
Dudu Oliveira
Flautista e saxofonista, natural do rio de janeiro, também se especializou em instrumentos de cordas como violão de 7 cordas, cavaco e bandolim. Considerado por muitos discípulo de Altamiro Carrilho, inclusive pelo próprio Altamiro, segue sua carreira interpretando o que há de melhor da música instrumental no mundo, como choros, bossas, ritmos regionais, jazz, entre outros. Já se apresentou em mais de 10 países e continua propagando a música instrumental brasileira pelo mundo a fora. Dudu também faz parte da banda do programa de tv Lady Night apresentado por Tatá Werneck, e já acompanhou uma larga parcela dos mais importantes artistas da MPB.
Bebê Kramer
Alessandro Kramer, conhecido como Bebê Kramer, é um renomado acordeonista brasileiro. Originário de Vacaria, Rio Grande do Sul, sua carreira musical começou cedo, influenciado por seu pai, Alencar Rodrigues, também acordeonista. Hoje, Bebê é considerado um dos maiores acordeonistas do Brasil e destaca-se pela fusão de estilos em suas composições, combinando a música gaúcha com outros sotaques musicais. Sua trajetória profissional decolou em Florianópolis, onde tocou com músicos de renome e formou a banda Dr. Cipó, lançando três álbuns aclamados. Ao longo dos anos, Bebê colaborou com músicos renomados, como Guinha Ramires, Alegre Correa e Toninho Horta, e conquistou prestígio internacional com turnês em diversos países. Com uma habilidade excepcional em harmonia e improvisação, Bebê Kramer é um artista versátil que transcende gêneros musicais, deixando sua marca na música instrumental brasileira.
Henrique Cazes
Dedicou-se a projetos de ampliação das fronteiras do choro como “Bach in Brazil”, a série de 4 CDs “Beatles’n’Choro” e “EletroPixinguinha XXI”. Carioca, apontado como referência do cavaquinho de solo e um dos mais ativos músicos de Choro da atualidade, Cazes tem desenvolvido paralelamente uma premiada carreira de produtor de discos, além de compor trilhas para cinema e televisão.
Rogério Caetano
Violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Parcerias com Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Marco Pereira, Eduardo Neves, Celsinho Silva, Luís Barcelos, Gian Correa, e Cristóvão Bastos. Apresentações na Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul, e Equador. Já gravou com artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Monarco, Dona Ivone Lara, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ivan Lins, entre outros.
Tiago do Bandolim
Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, tocou com Silvério Pontes, Zé da Velha, Dirceu Leite, Yamandu Costa, Marcel Powell, Nilze Carvalho, entre outros. Gravou “De Soslaio”, com clássicos de Ernesto Nazareth e Orlando Silveira. O CD conta com participações como o violonista Yamandú Costa, o violinista francês Nikolas Krassick, Ronaldo do Bandolim, o acordeonista gaúcho Bebê Krammer, além de talentos da nova geração, como Dudu Oliveira e Aquiles Moraes.
Charlles da Costa
Violonista e cavaquinhista. Acompanhou nomes como Délcio Carvalho, Beth Carvalho, Nelson Sargento, Paulo Moura, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, entre outros. Apresentou-se no teatro Bimhuis, em Amsterdam, com o cantor Luiz Melodia. Participou do filme “Brasileirinho”, que foi exibido no Festival de Cannes, na França, Bélgica e Finlândia. Há 12 anos, faz parte do regional Zé da Velha e Silvério Pontes e, juntos, já se apresentaram em quase todas as grandes cidades do Brasil.
Netinho Pandeiro
Acompanhou Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Guilherme de Brito, Ademilde Fonseca, Violeta Cavalcante, Beth Carvalho, Conjunto Época de Ouro, Nó em pingo D’Água, Délcio Carvalho, Elton Medeiros, Flávia Bittencourt e Marcos Sacramento. Há 10 anos faz parte do regional Zé da Velha e Silvério Pontes. Participou de várias turnês na França com o regional de Zé da Velha e Silvério Pontes. Em suas turnês pela Europa destacam-se: Festival de Sanary Festival de Cannes (lançamento do filme “Brasileirinho”) e Festival Dock des Suds Fête de la Music em Paris.
Rodrigo Jesus
Rodrigo Jesus é um talentoso músico brasileiro com vasta experiência na cena do samba e choro. Iniciando sua carreira nas rodas e grupos de samba e choro em Niterói, destacou-se ao fazer parte da famosa roda de samba do Candongueiro, onde teve a honra de tocar ao lado de renomados artistas como Wilson Moreira, Nei Lopes, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Tantinho da Mangueira. Além disso, ele é membro do coletivo “Choro na Rua” composto por nomes como Silvério Pontes, Dudu Oliveira, Daniela Spielmann entre outros. Sua habilidade musical e versatilidade fizeram com que ele também acompanhasse Luiz Melodia em turnês internacionais e colaborasse com outros grandes nomes da música brasileira.



