Série Sala Orquestras
Orquestra da UNIRIO
Sala Cecília Meireles
11 jun qua 19H

Regente Convidado: Wolfgang Kurz

Academia de Música de Würzburg, Alemanha

 

Solistas

Erika Ribeiro, piano

Maria Teresa Madeira, piano

 

Sinopse 

A Sala Cecília Meireles recebe a Orquestra da UNIRIO na Série Sala Orquestras, sob a regência do Maestro Wolfgang Kurz. No programa, obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, além do concerto para dois pianos em Ré menor de Francis Poulenc, executado pelas pianistas Erika Ribeiro e Maria Teresa Madeira. Também será apresentada uma composição do Maestro convidado, Wolfgang Kurz.

 

Programa

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Don Giovanni, abertura 

 

Wolfgang Kurz

Let’s Tan-go  

 

Francis Poulenc (1899 – 1963)

Concerto para dois pianos em Ré menor

I. Allegro ma non troppo

II. Larghetto 

III. Finale

 

Intervalo

 

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Sinfonia N° 7, em Lá Maior

I. Poco sostenuto / Vivace

II. Allegretto

III. Presto

IV. Allegro con brio

 

Biografias

 

Wolfgang Kurz é regente e professor, formado em regência pela Academia de Música de Munique, onde estudou com Jan Koetsier, Hermann Michael e participou de cursos com Sergiu Celibidache. É também bacharel em Filosofia pela Academia de Filosofia de Munique. Iniciou sua carreira na Ópera Estatal da Baviera como pianista correpetidor e assistente musical de Wolfgang Sawallisch. Atuou como regente no Teatro Estadual de Hessen (1980–1986) e no Teatro de Würzburg.

Desde 1988, leciona regência na Academia de Música de Würzburg e, entre 1992 e 1993, também foi docente na Academia de Música de Frankfurt. Foi convidado como professor visitante pelo programa europeu ERASMUS, ministrando masterclasses em Portugal, Espanha e Itália. Além de seu trabalho como regente convidado de diversas orquestras, também atua como pianista em recitais de Lied.

 

Erika Ribeiro é pianista e professora. Foi vencedora de concursos nacionais, como o III Concurso Nelson Freire. Apresentou-se como solista e camerista em salas de concerto do Brasil e países como Alemanha, Áustria, Portugal, Suíça e Estados Unidos.

Seu álbum solo Erika Ribeiro: Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, Sofia Gubaidulina (2021) foi indicado ao Grammy Latino 2022. Lançou também Images of Brazil, Navigator of Silences (com Francesca Anderegg) e entre Luas (com Tatiana Parra), este último reconhecido como um dos melhores discos do ano pela revista japonesa Latina.

Doutora em Música pela UNIRIO, é mestre e bacharel pela USP, com especialização na Hochschule für Musik “Hanns Eisler” (Berlim) e aperfeiçoamento na Écoles d’Art de Fontainebleau (França). Participou de residência artística com o Silkroad Ensemble, no NEC de Boston. Desde 2013, leciona Piano e Música de Câmara na UNIRIO.

 

Maria Teresa Madeira é pianista e professora, com carreira marcada por destaque artístico e acadêmico. Doutora pela UNIRIO, é mestre em música pela Universidade de Iowa (EUA) e bacharel pela UFRJ. Estudou com nomes como Anna Carolina Pereira da Silva, Miguel Proença, Jacques Klein e Sergei Dorensky. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Petrobras Sinfônica. Colaborou com artistas como Noël Devos, Altamiro Carrilho, Rosana Lamosa e Quinteto Villa-Lobos, além de músicos internacionais como Alain Marion e Leopold La Fosse. Participou de 14 edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea e tem mais de 30 CDs gravados.

Especialista na obra de Ernesto Nazareth, lançou a coleção Integral de Ernesto Nazareth, com 12 CDs e 215 peças, projeto premiado pela Funarte, Bravo! e Prêmio da Música Brasileira em 2016.

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa