Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Regência: Cláudio Cruz
Solista: Alexis Ângulo, flauta
Programa:
Gioachino Rossini (1792 – 1868)
Abertura ópera L’italiana in Algeri
Aram Khachaturian (1903 – 1978)
Concerto in D Minor, Op. 46b
Solista: Alexis Ângulo, flauta
Intervalo
Benjamin Britten (1913 – 1976)
Guia da Orquestra para os Jovens
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro foi criada inicialmente, na década de 80, pelo Maestro David Machado. Mas foi em 2014, após assistir a um concerto realizado por vários alunos do Ação Social Pela Música, que o Presidente do Conselho Consultivo da ONG, o advogado e melómano Ronald Riess, idealizou a retomada do projeto Orquestra Sinfônica Jovem.
Com o processo de aprendizagem, os jovens adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, mostrando outros caminhos para suas trajetórias.
Apreendendo e integrando as questões que trazem a partir dos locais onde vivem – as comunidades do Rio – captamos que a música age como eficiente dispositivo de reestruturação emocional, inserção social e de crescimento pessoal. O resultado pode ser medido através da autoestima e confiança que dispõem para enfrentar os desafios na vida adulta.
Ao longo dos anos, a OSJRJ tem realizado apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, na Sala Cecília Meireles, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em escolas e universidades, executando amplo repertório. Alguns desses jovens talentosos, inclusive, já se apresentaram em concertos na Alemanha, Holanda, Suíça e nos Estados Unidos.
Há também incentivo para formação de plateia, buscando a inclusão de pessoas que não têm acesso à programação cultural por questões socioeconômicas. A Ação Social pela Música acredita que a música exerce papel relevante na democratização artística, através do conhecimento de música clássica nas favelas do Rio de Janeiro. É transformando a vida desses adolescentes e jovens que uma mobilização integral das potencialidades do ser humano pode e deve ser feita.



