Série Sala Orquestras
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Sala Cecília Meireles
29 nov sex 19H
Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles

Felipe Prazeres, regente

Em sua 100 a temporada a Orquestra Sinfônica da UFRJ retorna ao palco da Sala Cecília Meireles para a execução de um repertório eclético e desafiador. O programa tem início com o Intermezzo da ópera Manon Lescaut, peça através da qual a orquestra presta homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini no ano do centenário de sua morte. O intermezzo instrumental tem por finalidade separar os atos ou as cenas de uma ópera e funciona como uma introdução à cena seguinte. Na ópera Manon Lescaut o intermezzo está localizado entre o segundo e o terceiro atos. Após a intensidade dramática inicial, expressa pelo solo de viola, a melodia principal, derivada do dueto do segundo ato, é típica das cenas de amor de Puccini, com frases largas e sentimentais. A obra concertante do programa é Concerto para tuba, do compositor inglês Ralph Vaugham-Williams. O instrumento mais grave da família dos metais se faz pouco presente como instrumento solista no repertório orquestral.
O concerto foi composto em 1954 para os 50 anos da Orquestra Sinfônica de Londres e estreou no mesmo ano pelo tubista Philip Catelinet, instrumentista da própria orquestra, sob a regência de John Barbirolli. O concerto transformou-se rapidamente em pilar do repertório para o instrumento. Em seus três breves movimentos o compositor alterna uma típica marcha inglesa e trechos enérgicos de passagens rápidas nos movimentos extremos com o lirismo e vocalidade melódica no registro agudo do movimento central. O programa conclui com uma das peças mais emblemáticas do repertório orquestral russo, a suíte Sheherazade op.35, de Nicolai Rimsky-Korsakov. Os quatro movimentos são baseados em trechos das Mil e Uma Noites, o famoso livro da literatura oriental no qual o Rei Xariar, após ter sido traído, manda matar as sucessoras de sua primeira esposa após a primeira noite.
Sheherazade, ao se casar com o rei, escapa da morte contando a ele histórias maravilhosas, que prendem a atenção de Xariar, pois as interrompe para continuar no dia seguinte e assim sucessivamente ao longo de mil e uma noites, quando o rei, arrependido, desiste de executá-la. As histórias narradas por Sheherazade inspiraram Korsakov a escrever sua obra mais popular, na qual expressa a atmosfera dos contos orientais através do brilhantismo da orquestração russa, com destaque para os variados instrumentos solistas, em especial o violino.

Programa

Giacomo Puccini (1858 – 1924)
Intermezzo de Manon Lescaut (1893)

Ralph Vaugham-Williams (1872-1958)
Concerto para tuba (1954)
I. Prelude. Allegro moderato
II. Romanza. Andante sostenuto
III. Finale – Rondo alla Tedesca. Allegro

Solista: Caio David (tuba)

Intervalo

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)
Sheherazade Op. 35 (1888)
I. O mar e o navio de Simbad: Largo e maestoso / Allegro non troppo
II. A história do Príncipe Kalender: Lento / Andantino / Allegro molto / Con moto
III. O jovem príncipe e a jovem princesa: Andantino quasi allegretto / Pochissimo più
mosso / Come prima / Pochissimo più animato
IV. Festa em Bagdá – Naufrágio do barco nas rochas: Allegro molto / Vivo / Allegro non
troppo maestoso

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