Fabio Martino, piano
Gabriela Queiroz, violino
Michael Machado, violino
Tiago Vieira, viola
Lisiane de Los Santos, violoncelo
Programa
Dmitri Shostakovich (1906 – 1975)
Quinteto para piano e cordas em Sol Menor Op. 57
I. Prelude. Lento
II. Fuge. Adagio
III. Scherzo. Allegretto
IV. Intermezzo. Lento
V. Finale. Allegretto
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Quinteto para piano e cordas em Fá Menor Op. 34
I. Allegro non troppo
II. Andante, un poco Adagio
III. Scherzo. Allegro
IV. Finale. Poco sostenuto – Allegro non troppo
Biografias Resumidas:
Fabio Martino, piano
Fabio Martino atua internacionalmente nas principais salas de concerto do mundo. O aclamado pianista coleciona mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e é reconhecido por sua “sensibilidade colorida, êxtase radical e virtuosismos técnico surpreendente” – Süddeutsche Zeitung. Seus CDs alcançam regularmente o top 10 nos charts e recebem as melhores notas e prêmios das principais revistas internacionais. Críticos já comparam Fabio Martino com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau e Sviatoslav Richter e o relacionam inclusive com Vladimir Horowitz.
Gabriela Queiroz, violino
Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e professora da Escola de Música da UFRJ, Gabriela tem atuado no cenário brasileiro como uma das principais violinistas de sua geração. É Mestre em Música pela UFRJ e sua formação inclui diversos cursos e festivais dentro e fora do país, com destaque para o Keshet Eilon Violin Mastercourse, em Israel (2010 e 2013).
Michael Machado, violino
Michael Machado Pedro iniciou seus estudos de violino aos 8 anos no Conservatório de Tatuí e está licenciando-se em música pela Universidade Metropolitana de Santos. Mudou-se para São Paulo para aperfeiçoar-se com o professor Cláudio Micheletti. Já apresentou-se como solista com importantes orquestras, como a Orquestra Experimental de Repertório e a Sinfônica de Tatuí, sendo vencedor de diversos concursos nacionais de violino e música de câmara. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica Brasileira como violinista tutti.
Tiago Vieira, viola
Tiago iniciou sua jornada musical aos 10 anos, quando começou a estudar viola no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí. Como solista, teve atuações notáveis com várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a Orquestra Sinfônica Jovem de São Caetano do Sul, a Orquestra Filarmônica de Patos de Minas, além da Camerata Fukuda e da Camerata Quattro Staggioni, entre outras. Atuou como violista por uma década na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) e atualmente ocupa a posição de chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), além de ser violista na Orquestra Petrobras Sinfônica e na Camerata Câmaranova. Além de suas performances orquestrais, Tiago tem se dedicado ao ensino, participando como professor e camerista em diversas instituições de educação musical em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Sergipe e Tatuí. Ele também contribuiu como professor e camerista no Festival Semana de Integração Musical (SIM), ampliando seu impacto no cenário musical.
Lisiane de los Santos, violoncelo
Lisiane de los Santos é concertino dos violoncelos da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2014, atuando paralelamente em diversas formações de música de câmara. Concluiu seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa/Portugal e é mestre em música pela Universidade Superior de Música de Karlsruhe/Alemanha, obtendo premiações em concurso nacional e internacional.