Série Música de Câmara
Quintetos para Pianos e Cordas
Fabio Martino, Gabriela Queiroz, Michael Machado, Tiago Vieira, Lisiane de Los Santos
Sala Cecília Meireles
30 mai sex 19H

Fabio Martino, piano

Gabriela Queiroz, violino

Michael Machado, violino

Tiago Vieira, viola

Lisiane de Los Santos, violoncelo

 

Programa

Dmitri Shostakovich (1906 – 1975)

Quinteto para piano e cordas em Sol Menor Op. 57

I. Prelude. Lento

II. Fuge. Adagio

III. Scherzo. Allegretto

IV. Intermezzo. Lento

V. Finale. Allegretto

 

Johannes Brahms (1833 – 1897)

Quinteto para piano e cordas em Fá Menor Op. 34

I. Allegro non troppo

II. Andante, un poco Adagio

III. Scherzo. Allegro

IV. Finale. Poco sostenuto – Allegro non troppo

 

Biografias Resumidas:

Fabio Martino, piano

Fabio Martino atua internacionalmente nas principais salas de concerto do mundo. O aclamado pianista coleciona mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e é reconhecido por sua “sensibilidade colorida, êxtase radical e virtuosismos técnico surpreendente” – Süddeutsche Zeitung. Seus CDs alcançam regularmente o top 10 nos charts e recebem as melhores notas e prêmios das principais revistas internacionais. Críticos já comparam Fabio Martino com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau e Sviatoslav Richter e o relacionam inclusive com Vladimir Horowitz.

 

Gabriela Queiroz, violino

Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e professora da Escola de Música da UFRJ, Gabriela tem atuado no cenário brasileiro como uma das principais violinistas de sua geração. É Mestre em Música pela UFRJ e sua formação inclui diversos cursos e festivais dentro e fora do país, com destaque para o Keshet Eilon Violin Mastercourse, em Israel (2010 e 2013). 

 

Michael Machado, violino

Michael Machado Pedro iniciou seus estudos de violino aos 8 anos no Conservatório de Tatuí e está licenciando-se em música pela Universidade Metropolitana de Santos. Mudou-se para São Paulo para aperfeiçoar-se com o professor Cláudio Micheletti. Já apresentou-se como solista com importantes orquestras, como a Orquestra Experimental de Repertório e a Sinfônica de Tatuí, sendo vencedor de diversos concursos nacionais de violino e música de câmara. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica Brasileira como violinista tutti.

 

Tiago Vieira, viola

Tiago iniciou sua jornada musical aos 10 anos, quando começou a estudar viola no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí. Como solista, teve atuações notáveis com várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a Orquestra Sinfônica Jovem de São Caetano do Sul, a Orquestra Filarmônica de Patos de Minas, além da Camerata Fukuda e da Camerata Quattro Staggioni, entre outras. Atuou como violista por uma década na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) e atualmente ocupa a posição de chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), além de ser violista na Orquestra Petrobras Sinfônica e na Camerata Câmaranova. Além de suas performances orquestrais, Tiago tem se dedicado ao ensino, participando como professor e camerista em diversas instituições de educação musical em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Sergipe e Tatuí. Ele também contribuiu como professor e camerista no Festival Semana de Integração Musical (SIM), ampliando seu impacto no cenário musical.

 

Lisiane de los Santos, violoncelo

Lisiane de los Santos é concertino dos violoncelos da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2014, atuando paralelamente em diversas formações de música de câmara. Concluiu seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa/Portugal e é mestre em música pela Universidade Superior de Música de Karlsruhe/Alemanha, obtendo premiações em concurso nacional e internacional.

 

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa