Série Sala Orquestras
Orquestra Rio Villarmônica
Sala Cecília Meireles
30 nov sáb 16H

Delicadeza e força, Espanha!
A Orquestra Rio Villarmônica e o maestro Mario Barcelos trazem para este concerto a alma, a força, o folclore, as cores, os sentimentos e a beleza da Espanha, representada por obras belíssimas de seus maiores compositores.

A noite começa com o Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, uma das obras mais emblemáticas do repertório para violão e orquestra. Inspirada pelos Jardins do Palácio Real de Aranjuez, a peça combina o lirismo nostálgico da tradição espanhola com a virtuosidade do violão, que nesta noite será dedilhado por Paulo Inda, músico de Porto Alegre, que virá ao Rio especialmente para este concerto, que contará com o famoso segundo movimento, Adagio, conhecido por sua profunda expressividade e beleza melódica.

Escrito por Manuel de Falla, El Amor Brujo é uma suíte para orquestra que incorpora elementos de cante jondo e dança flamenca, representando o misticismo e as paixões da cultura cigana andaluza. Com uma narrativa baseada em amor, traição e magia, a obra é marcada pela presença do famoso “Danza Ritual del Fuego”, uma explosão rítmica vibrante que evoca a purificação e a libertação de espíritos, que será bravamente interpretada pela mezzo-soprano Lara Cavalcanti.

Embora o Concerto de Aranjuez de Joaquín Rodrigo e El Amor Brujo de Manuel de Falla sejam obras distintas, compostas em diferentes contextos, ambas compartilham traços que refletem a rica herança cultural e o uso magistral de elementos tradicionais da música espanhola.

Regência: Mario Barcelos

Solistas:
Paulo Inda, violão
Lara Cavalcanti, mezzo-soprano

Programa

Joaquín Rodrigo
Concierto de Aranjuez

Solista: Paulo Inda, violão

Intervalo

Manuel De Falla (1876 – 1946)
El Amor Brujo

Solista: Lara Cavalcanti, mezzo-soprano

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa