CIA. BACHIANA BRASILEIRA
Orquestra e Coro
Ricardo Rocha, Direção e Regência
Ana Cecília Rebelo, Soprano I
Paloma Lima, Soprano II
Lino Ramos, Contratenor;
A Definir, Tenor
Marcelo Coutinho, Barítono
CIA. BACHIANA BRASILEIRA
Orquestra e Coro
Ricardo Rocha, Direção e Regência
Ana Cecília Rebelo, Soprano I
Paloma Lima, Soprano II
Lino Ramos, Contratenor;
A Definir, Tenor
Marcelo Coutinho, Barítono
Já a Suite n. 3 de Bach, em ré maior e o seu esplendoroso Magnificat na mesma tonalidade, guardam também entre si não só a mesma orquestração, com três trompetes, flautas, oboés, tímpanos e cordas, mas o fato de terem integrado o primeiro CD coro-orquestral da trajetória da Bachiana, o “Tributo a Bach”, do ano 2000, sendo a primeira gravação dessas obras no Brasil e, hoje, um disco histórico. Ele confirmava a contribuição que a nossa Sociedade Musical se dispunha a fazer ao cultivo, à memória e à difusão da obra deste compositor, que foi base e a referência para toda a música feita após o seu aparecimento.
Neste programa o ponto alto é sem dúvida o Magnificat BWV 243 na sua segunda versão de 1730. Dentre o pequeno número de suas composições em que Bach utilizou textos latinos, ele é considerado o mais importante, após a Missa em si menor. O seu quadro é do advento do Cristianismo na história da Humanidade. Isabel, a antes estéril esposa do sacerdote Zacarias, está no sexto mês de gravidez de João Batista. Maria, que como Zacarias havia igualmente recebido o anjo Gabriel, está grávida de Jesus e resolve ir à Judá visitar Isabel, sua parenta, pois o anjo também lhe anunciara sobre a gravidez desta na velhice. Porém, tão logo Maria chegou e Isabel ouviu sua saudação, a criança estremeceu de alegria em seu ventre e ela, tomada pelo Espírito Santo, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.”
Foi neste momento que o evangelista Lucas (1, 46-55) colocou o Magnificat sendo entoado por Maria, um cântico que guarda grandes semelhanças com o de Ana (1 Sm2, 1 – 10) e com outras passagens do Antigo Testamento. Seus principais temas são tanto o do socorro aos pobres e oprimidos, quanto o da eleição de Israel por Deus e a promessa feita a Abraão.
Johann Sebastian Bach (1785-1750)
Suite Orquestral n. 3, em ré maior, BWV 1068
Ouvertüre
Air
Gavotte I/ Gavotte II
Bourrée
Gigue
César Guerra-Peixe (1914-1993)
Concertino para Violino e Orquestra de Câmara (1972)
– Allegro comodo
– Andantino III
– Allegro un poco vivo
Violino: Ricardo Amado
Intervalo
MAGNIFICAT, em ré maior, BWV 243
– Coro: Magnificat anima meum Dominum
– Ária Soprano II: Et exsultavit spiritus meus
– Ária Soprano II: Quia respexit
– Coro: Omnes generationes
– Ária Baixo: Quia fecit mihi magna
– Dueto: Et misericordia eius
– Coro: Fecit potentiam
– Ária: Tenor: Deposuit
– Aria : Esurientes
– Trio: Suscepit Israel
– Coro: Sicut locutus est
– Coro: Gloria Patri