Pelo 5° ano consecutivo, o Centro de Música Barroca de Versailles dá continuidade à suas ações de ensino e formação no Brasil, com a “Semana de música barroca no Rio”, evento aguardado pelo publico de toda a América do Sul. Para cumprir a sua missão de divulgar a música barroca francesa no mundo inteiro, o CMBV desenvolve projetos de educação musical inovadores em diversos países.
Desde 2015, a “Semana de música barroca de Versailles no Rio” atrai estudantes, apreciadores, profissionais e amadores que desejam conhecer melhor a riqueza do repertorio francês, do estilo e da língua, além de dicas práticas e histórias ligadas a essa arte, durante as conferências e aulas-magnas oferecidas.
Em parceria com o Instituto francês do Brasil, a Aliança Francesa, a Sala Cecilia Meireles e o Lycée Molière (escola Francesa no Rio de Janeiro), as apresentações públicas do CMBV atraem um público cada vez maior e mais entusiasmado.
Parte integrante e central do projeto pedagógico da CMBV, a Orquestra barroca da Universidade Rio (UNIRIO), representado por sua diretora, a fabulosa flautista Laura Ronai, reúne músicos de diversas origens, graças a um projeto social voltado para a integração de jovens de baixa renda.
Este ano, o programa apresenta o concerto Atys, da famosa ópera de Lully.