Sirius Duo
Fabrizio Claussen, Cantor (Barítono) e Percussão
Viviane Sobral, Piano
Sirius Duo
Fabrizio Claussen, Cantor (Barítono) e Percussão
Viviane Sobral, Piano
Fabrizio Claussen, barítono atuante em salas de concerto e teatros de ópera do Brasil e Viviane Sobral, pianista concertista e acompanhadora da Escola de Música da UFRJ, apresentam o concerto Impressões Franco-Brasileiras – Música e Linguagem.
O será comemorativo aos 10 anos do Sirius Duo. Junto a um repertório francês, unem-se obras raras de Heitor Villa-Lobos. Gabriel Fauré, grande mestre da melodia francesa, compôs seu último ciclo de canções L’Horizon Chimeriqué, no mesmo ano que Villa-Lobos escreveu os Epigrammas Irônicos e Sentimentais sobre poemas de Ronald de Carvalho, obra esta que foi apresentada em primeira audição mundial na Semana de Arte Moderna.
A ideia de mesclar textos literários às canções escolhidas, veio da força dramática encontrada nas poesias e textos que inspiraram os ilustres compositores. Jules Massenet, Henri Duparc e Gabriel Fauré dialogam com Heitor Villa-Lobos assim como, Baudelaire, Leconte de Lisle e Verlaine conversam com Ronald de Carvalho, Vinícius de Moraes e Jorge Amado.
Fazendo um contraponto às melodias cantadas, o som do piano e os textos interpretados em português, Impressões Franco-Brasileiras – Música e Linguagem, conta ainda com um atabaque percutido por varetas pelo cantor e percussionista Fabrizio Claussen.
A inserção de ritmos afro-brasileiros neste recital tem a função de aproximar ainda mais os textos dos poetas brasileiros às melodias, tanto as francesas quanto as brasileiras, tornando o concerto atraente e ao mesmo tempo sofisticado.
Elegie Berceuse
L’invitation au Voyage
Clair de Lune
Aprés un Rêve
L’Horizon Chimérique
La mer est infinie
Je me suis embarquè
Diane, Selene
Vaisseaux nous vous aurons aimée
Nhapopé
A Cascavel
Epigramas irônicos e sentimentais
Perversidade/Perversité