Orquestra Sinfônica da UFRJ
Gabriel Reis, fagote
Felipe Prazeres, regência
Sala Cecília Meireles
11 abr qui 20H
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Felipe Prazeres, regente
Gabriel Reis, fagote
sobre o concerto
Felipe Prazeres
Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres atua como spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) desde 2001. Atualmente, exerce ainda a função de regente da Academia Juvenil, projeto educativo da OPES. É diretor artístico da orquestra Johann Sebastian Rio. Na função de regente, já esteve à frente de orquestras como a World Youth Symphony, na Itália, OPES, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como solista, atuou ao lado das principais orquestras do Brasil, como OPES, OSB, OSPA, OSBA, OFES e OSUFRJ. Iniciou seus estudos aos onze anos e, aos quatorze, já atuava como solista frente à Orquestra Petrobras Sinfônica. Graduou-se na Uni-Rio sob orientação de Paulo Bosísio e cursou pós-graduação na renomada Academia de Santa Cecilia, em Roma, na classe de Domenico Nordio. Hoje, curso o Mestrado Profissional em Música da UFRJ. Obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora, em 1997, no Concurso Interno da Uni-Rio, em 1998, e no Concurso Nacional de Música IBEU, em 1999.

Colaborou com renomados maestros, como Isaac Karabtchevsky, Armando Prazeres, Carlos Prazeres, Roberto Tibiriçá, André Cardoso, Silvio Barbato, Ernani Aguiar, dentre outros. Participou de masterclasses, como executante, com Augustin Dumay, Camila Wicks, Pierre Amoyal, Domenico Nordio, Boris Belkin, Ole Bohn, dentre outros artistas de prestígio. Tanto como solista e camerista quanto como professor, participa ativamente do cenário brasileiro e internacional de música. Por nove anos, foi professor na Oficina de Música Cinves, em Juiz de Fora.

Gabriel Gonçalves dos Reis
Nascido em São João de Meriti, Gabriel deu início aos estudos musicais com 13 anos. Com o apoio dos seus familiares, começou a estudar flauta doce na AMC de São João de Meriti. Em seguida, estudou Clarinete na Igreja Assembleia de Deus Praça da Bandeira e ingressou na FAETEC de Quintino como clarinetista. Foi, então, indicado para estudar Fagote com o Professor Aloysio Fagerlande no Curso Intermediário da UFRJ. Participou de diversos festivais de música pelo Brasil, como Londrina (FIML), Festival Conexões de Niterói e o 9° Festival Sesc Pelotas, tendo aulas com Selim Aykal (Turquia), Franz Jurgen Dorsam (Alemanha), Romeu Rabelo (Brasil), Sue Barber (EUA), Jeferson Souza ( Brasil) e Daniel Bäz (Alemanha). Em 2016, ingressou no Bacharelado em Música na UFRJ, dando continuidade aos estudos com o professor Aloysio Fagerlande. Atualmente, atua como fagotista da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e trabalha como fagotista convidado nas orquestras jovens do Rio de Janeiro.

programa
1- Nikolai RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908) – A Grande Páscoa Russa, Op.36 (1888) 16’
2- Carl Maria von WEBER (1786-1826) – Concerto para fagote em Fá maior, Op. 75 (1811/1822) 18’
Allegro ma non troppo
Adagio
Rondo. Allegro
Solista: Gabriel Reis

3- Robert SCHUMANN (1810-1856) – Sinfonia nº 1 em Si bemol maior, Op. 38 (1841) 35’
Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace
Larghetto
Scherzo. Molto vivace
Allegro animato e grazioso

 

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa