Quaternaglia Guitar Quartet
Lançamento do CD “Four”
Chrystian Dozza, violão
Fabio Ramazzina, violão
Thiago Abdalla, violão
Sidney Molina, violão de 7 cordas
Um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, o Quaternaglia tem sido aclamado tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico, como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Em mais de 25 anos de atuação, o grupo vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos.
O Quaternaglia começou a despertar o interesse da crítica internacional no final dos anos 1990, após receber o “Ensemble Prize” no Concurso Internacional de Violão de Havana, além da participação em importantes séries de violão e música de câmara nos Estados Unidos. Segundo o jornal Los Angeles Times, “uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia na Califórnia”.
“Four” é o primeiro disco do quarteto a ser lançado pelo selo GuitarCoop. O título sintetiza a reunião dos quatro compositores presentes no CD – Leonard Bernstein (EUA), Leo Brouwer (Cuba), Javier Farías (Chile) e Astor Piazzolla (Argentina) –, suas quatro obras escolhidas, além dos quatro violões do grupo. Para Molina, “o debruçar-se sobre sonoridades que emergem das três Américas pode também ajudar a entender o momento presente do Brasil e as perspectivas que se colocam para os próximos anos”.
Programa
Astor Piazzolla (arr. Fabio Ramazzina)
Four for Tango
Leonard Bernstein (arr. Thiago Tavares)
Danças Sinfônicas de West Side Story
-Prólogo (Allegro moderato)
-Somewhere (Adagio)
-Mambo (Meno presto)
-Cha-cha (Andantino con grazia)
-Meeting Scene (Meno mosso)
-Cool Fugue (Allegretto)
-Final (Adagio)
Leo Brouwer
Así era la dancita aquella! – Divertimento*
[INTERVALO]
Javier Farías
Memorial para un regreso*
-Brava Mar
-Exilio
Egberto Gismonti (arr. Paulo Porto Alegre)
Um anjo
Chrystian Dozza
Sobre um tema de Gismonti
* obras dedicadas ao Quaternaglia