Jandir Ferrari e Antônio Porto - Leréias
Quatro contos selecionados da obra homônima apresentados por Jandir Ferrari, intercalados pelas músicas compostas e executadas por Antônio Porto.
Espaço Guiomar Novaes
4 jun ter 19H30

INGRESSOS À VENDA EM BREVE.

ficha técnica

Jandir Ferrari
Ator

Antonio Porto
Músico

Caio de Andrade
Direção

Valdomiro Silveira

Adriana Ortiz
Iluminação

Polyana Zappa
Cenário

Karine Andrade
Figurinos

Juliana Vinagre
Foto e Projeto Gráfico

TEXTOS DE VALDOMIRO SILVEIRA
¨Folha Larga” ; “Força Escondida” ; “Do pala Aberto “ e “Pedaço de Cumbersa “

Quatro contos selecionados da obra homônima (editada em 1945) são apresentados por Jandir Ferrari – que em cada quadro recria o universo das personagens Valdomirianas – intercalados pelas músicas compostas e executadas por Antônio Porto.

Um caboclo voltando para o seu vilarejo após anos na cidade grande, uma jovem que abandonou a vida na roça depois de ter sido molestada às vésperas do casamento (e acabou se prostituindo na capital), um homem que, por razões inexplicáveis, acaba matando sua companheira de muitos anos e um fanfarrão às voltas com suas aventuras amorosas compõe parte do surpreendente e divertido mundo de Valdomiro Silveira.

Sendo o autor um exímio estudioso da prosódia paulista, os contos de Valdomiro têm uma linguagem própria, um modo particular de narrar as histórias, um formato inusitado de colocar à mostra as angústias, esperanças e alegrias do homem interiorano.

RELEASE
Jandir Ferrari se encontra com textos de Valdomiro Silveira, acompanhado de perto pela trilha composta pelo instrumentista, compositor e diretor musical Antônio Porto, emoldurados pela luz de Adriana Ortiz, sob a direção de Caio de Andrade.

Pedaço de Cumbersa, Força Escondida, Na Folha-Larga e Do Pala Aberto foram os quatro contos colhidos do livro Leréias – Histórias Contadas por Eles Mesmos, editado em 1945, onde vemos a genialidade de Valdomiro Silveira através de histórias aparentemente confinadas ao universo regionalista que resultam numa literatura cosmopolita, contemporânea, repleta de elementos inusitados.

Oferecer ao público um momento de encontro com a obra Valdomiriana, onde o ator balizado por quatro personagens do escritor recria uma atmosfera in mista, interiorana, para contar histórias extremamente fortes e surpreendentes. Antônio Porto também está em cena, ao lado de Jandir, pontuando de forma integrada as inéditas composições que criou especialmente para a peça e que são tocadas ao vivo, pelos inúmeros instrumentos que o músico domina.

músicas

Antônio Porto