Theodora
Ópera em 3 atos de G. F. Haendel.
Sala Cecília Meireles
8 nov sex 20H
sobre os músicos
CAMERATA VOCAL E ORQUESTRA DE CÂMARA DA ASSOCIAÇÃO DE CANTO CORAL

Sopranos: Fabiana Cruz, Helen Heinzle, Paloma Lima e Vera Prodan
Mezzo-sopranos: Júlia Anjos e Marcia Rodrigues
Contratenor: Lino Ramos
Tenores: Clayber Guimarães, Jessé Bueno e Miguel Torres
Barítono: Wellington Gomes
Baixos: Herve Lagaert, Leandro da Costa e Vitor Hugo Souza

Cravo: João Rival
Violoncelo: Marcelo Salles
Contrabaixo: Leonardo de Uzeda
Viola: músico contratado pela ACC (a definir)
Violino:músico contratado pela ACC (a definir)
Violino:músico contratado pela ACC (a definir)
Violino: músico contratado pela ACC (a definir)
Violino: músico contratado pela ACC (a definir)
Violino:músico contratado pela ACC (a definir)
Direção Musical e Órgão: Jésus Figueiredo

sobre o evento
A ópera Theodora, considerada uma obra prima de G. F. Haendel, estreia nesta sexta, 8 de novembro, com a Camerata Vocal e a Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral, na Sala Cecília Meireles, às 20h.
“Esta ópera é um conto da Roma antiga que fala aos nossos corações, de maneira atual sobre a inocência, o amor, a fé, o ódio e a sede do poder”, explica o maestro e diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo.
O oratório dramático de Haendel, encenado como ópera, baseia-se na história verdadeira sobre a opressão religiosa de uma cristã do século IV que defende suas crenças religiosas. Ela desafia um decreto do governo de Roma e se nega a participar de uma festa pagã. Theodora é condenada a se prostituir e diz preferir a morte. Ajudada por um soldado a fugir, vê seu aliado condenado à morte.
Composta em 1749, Theodora se difere dos demais oratórios por ser uma tragédia, onde finaliza com a morte da heroína e de seu amado, convertido ao cristianismo. Thomas Morell, que escreveu o libreto da obra, dizia que o compositor considerava o coro final do segundo ato, “He saw the lovely youth”, superior mesmo ao seu famosíssimo “Hallelujah” de O Messias.
Os coros dos pagãos romanos, apresentados no libreto como pessoas más que se gabam da tortura dos cristãos, são intensos, ruidosos e expansivos, enquanto os coros dos cristãos são introspectivos, levando à reflexão sobre os temas religiosos e a opressão que sofriam.
programa
Georg Friedrich Haendel
Theodora – ópera em 3 atos

2horas e 30 minutos de duração

Próximos eventos Sala Cecília Meireles
programação completa