Temporada artística 2022

A Sala Cecília Meireles, espaço da Funarj e principal palco da música de concerto no Estado do Rio de Janeiro, apresenta sua temporada 2022. A programação tem o apoio da Associação dos Amigos da Sala Cecília Meireles e patrocínio da Petrobras e da Vale. Abrange desde recitais com grande solistas até concertos com obras do repertório coral-sinfônico; da música barroca ao jazz, passando pela novíssima criação contemporânea, incluindo a estreia de uma obra encomendada pela Sala Cecília Meireles. Serão diversas séries e festivais que celebram temas e datas importantes, como os 175 anos de morte de Mendelssohn e os modernistas cariocas que precederam a Semana de Arte Moderna de 22. A série Pianistas será dedicada à memória de Jacques Klein, Diretor da Sala Cecília Meireles em duas ocasiões, pelo 40º aniversário de sua morte. Grande intérpretes brasileiros e estrangeiros subirão ao palco para apresentar seus concertos e ministrar master-classes a jovens músicos. Ainda na área da formação, a Sala Cecília Meireles promoverá o Festival de Orquestras Juvenis e a edição 2022 do Programa Gestores, que capacita músicos para a gestão e programação de salas de concerto. As apresentações da temporada 2022 serão presenciais e transmitidas através do YouTube, assim como a série de entrevistas “Conversa na Sala”, conduzidas pelo Diretor da Sala Cecília Meireles. Além dos patrocínios da Petrobras e Vale, a Sala Cecília Meireles conta com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Instituto Italiano de Cultura, Instituto Camões e DGArtes, de Portugal.

Série Orquestras
As principais orquestras do Rio de Janeiro, dirigidas pelos maestros Isaac Karabtchevsky, Claudio Cruz, Fabio Mechetti, Luiz Fernando Malheiro, Tobias Volkmann e Marco Aurélio Lischt, interpretam obras do repertório sinfônico e coral-sinfônico no palco da Sala Cecília Meireles. Destaque para os programas dedicados aos compositores Guerra Peixe (11 e 12 de março), Brahms (7 e 8 de outubro) e Bach (17 de dezembro).

Série Música de Câmara
A música de câmara encontra na Sala Cecília Meireles e no Espaço Guiomar Novaes as condições acústicas ideais. Destaque para o espetáculo Estações Impressionistas do Quinta Essentia, o duo formado pelas grandes intérpretes Elisa Fukuda e Vera Astrachan, e as apresentações dos grupos instrumentais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais que inaugura uma inédita parceria com a Sala Cecília Meireles.

Série Pianistas – Homenagem a Jacques Klein
Nomes consagrados do piano e novos talentos apresentam-se na série Pianistas deste ano. Destaque para três jovens artistas franceses, o duo formado por Cristian Budu e Luiz Gustavo Carvalho, e o improvisador Andrew Simpson, que faz do acompanhamento a filmes mudos sua grande arte. A série presta homenagem ao pianista Jacques Klein por ocasião dos 40 anos de falecimento. Clelia Iruzun, que integra a série, foi uma de suas alunas e fará um recital especial em memória do mestre. Klein foi Diretor da Sala Cecília Meireles em duas ocasiões.

Série Cantares
A voz é destaque na série Cantares, que contará com a participação de cantores brasileiros, do tenor uruguaio Alfonso Mujica e da soprano italiana Antonella Cesare. O tenor Paulo Mandarino e o pianista André dos Santos apresentam o espetáculo Amores e Sonetos Impossíveis, enquanto o barítono Vinicius Atique e o violonista Fabio Zanon interpretam um repertório dedicado a canções espanholas.

Série Sala Jazz
A série Sala Jazz, dedicada à música popular vocal e instrumental, será realizada no Espaço Guiomar Novaes, cuja iluminação e diversos desenhos possíveis de plateia permitem a reprodução do ambiente intimista e informal de jazz clubs.

Série Sala Contemporânea
Um painel da música dos séculos XX e XXI, de Schoenberg à nova geração de compositores, na versão de excelentes intérpretes. Destaque para a participação do Abstrai Ensemble que faz a estreia brasileira de “Dmaathen”, de Iannis Xenakis, e de outras obras.

Festival Violoncelo em Foco
O violoncelo é o tema central deste festival que traz grandes intérpretes do instrumento como Fabio Presgrave, Pavel Gomziakov, Marina Martins e Rafael Cesario e Gustavo Tavares. Destaque para os dois concertos com Antonio Menezes interpretando a integral das Suites para Violoncelo de Bach e o conjunto de oito violoncelos que apresentará obras de Villa-Lobos e Mario Tavares.

Ópera na Sala
A Sala Cecília Meireles apresenta três óperas de câmara contemporâneas: “O doido e a morte”, do compositor português Alexandre Delgado, e as infantis “O rei de uma nota só” e “A borboleta azul” de Jorge Antunes, homenageado pelos seus 80 anos.

Festival Mendelssohn – 175 anos de morte
Toda a genialidade de Felix Mendelssohn é expressa em sua música para cordas, que ele começou a escrever aos 14 anos. O Quarteto Carlos Gomes e músicos convidados apresentam a integral dos quartetos, quintetos e o famoso octeto em quatro concertos: uma viagem ao universo sonoro do compositor.

Festival Modernistas Cariocas
O Rio já era moderno na segunda década no século XX, antes da Semana de de 22. O Festival Modernistas Cariocas parte de pesquisas do musicólogo Manoel Correa do Lago registradas em seu livro “O círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil – Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana” (Ed. Reler) para reconstituir os programas de intérpretes como Nininha Veloso-Guerra, que tocavam a nova música de Debussy, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos (que participou da Semana), Darius Milhaud e Glauco Velasquez.

Festival Gestores 2022
A Sala Cecília Meireles apresenta o Programa Gestores 2022, destinado a músicos e administradores da área da cultura interessados em gestão de salas de concerto. O Programa Gestores 2022 inclui em seu módulo 1 palestras e tutoriais on-line com os profissionais que atuam na Sala Cecília Meireles e convidados. Os resultados dos laboratórios de programação musical e produção de concertos dos módulos 2 e 3 serão apresentados em formato de festival com 12 concertos no Espaço Guiomar Novaes.

Festival de Orquestras Juvenis
Todo um final de semana dedicado a apresentações de orquestras juvenis e grupos que utilizam a música como ferramenta de integração social.

Master-classes na Sala
Grandes intérpretes que participam da temporada 2022 da Sala Cecília Meireles compartilham sua experiência e conhecimentos musicais com estudantes de música e jovens artistas.

Clique para ver a programação