Temporada Artística 2023 da Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles, espaço da Funarj, anuncia a sua Temporada Artística 2023 com setenta e sete concertos que serão realizados no palco principal e no Espaço Guiomar Novaes entre  os meses de março e dezembro. A programação divide-se nas séries Orquestras, Música de Câmara, Pianistas, Cantares, Violino em Foco, Sala Jazz e Festival do Programa Gestores 2023. De acordo com sua visão artística, a Sala cumpre seu papel como o principal local de concertos da cidade, levando ao palco um amplo e diversificado repertório que vai da música barroca à contemporânea, passando pelo jazz e MPB instrumental.

Os Focos da Programação que nortearam a escolha do repertório são as comemorações de 190 anos de Johannes Brahms, 150 anos de Rachmaninoff e Max-Reger, 95 anos de Edino Krieger, 80 anos de Aylton Escobar, 80 anos de nascimento de Almeida Prado (falecido em 2010), 75 anos de Ronaldo Miranda. “Romance de Santa Cecília”, música de Edino Krieger sobre texto de Cecília Meireles, será ouvida pela primeira vez desde a sua estreia em 1989, quando foi interpretada pela soprano Maria Lucia Godoy e pela atriz Maria Fernanda, filha da poeta, acompanhadas pela OSB. A obra foi encomendada a Edino Krieger por Henrique Morelenbaum, meu antecessor e saudoso mestre, para a reabertura da Sala Cecília Meireles após um período de reformas.

O violoncelo mereceu destaque em 2022; desta vez, o violino será colocado em evidência. Participam da temporada os virtuoses Guido Sant’Anna de 17 anos, vencedor do concurso Fritz Kreisler, Emmanuele Baldini, Claudio Cruz, Alfonso Aldana, Linus Roth, Gabriela Queiróz, Carmelo de Los Santos, Daniel Guedes e Elisa Fukuda.

A Série Orquestras traz como novidade a volta da Orquestra Sinfônica Brasileira à programação oficial da Sala. A OSB junta-se à Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio. Elas apresentarão um repertório voltado, principalmente, para a música moderna, contemporânea e brasileira. A programação inclui a estreia de obras encomendadas pela Sala Cecília Meireles aos compositores Tim Rescala e Alexandre Schubert. Para dirigir os concertos, a Sala convidou os maestros Roberto Tibiriçá, Neil Thomson, André Cardoso, Marcelo de Jesus, Ligia Amadio, Felipe Prazeres, Abel Rocha e Jean Louis Steuerman, que se apresentará na dupla função de solista e regente.

A Série Pianistas traz grandes intérpretes do instrumento em recitais solo e em duo: Sergio Tiempo, Barry Douglas, Aleyson Scopel, além dos duos Michael Gurt e Clelia Iruzum, Lilian Barretto e Linda Bustani. Além deles, Jean Louis Steuerman, Cristian Budu, Lucas Thomazinho e outros excelentes nomes do piano brasileiro participam das séries Orquestra e Música de Câmara. “Sonata para dois pianos e percussão”, de Bartók, e “Les Noces”, de Stravinsky, sobem ao palco da Sala com direção da maestra Priscila Bomfim trazendo mais quatro excelentes pianistas: Erika Ribeiro, Maria Teresa Madeira, Marina Spoladore e Ingrid Barankoski.

Renova-se a parceria artística com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que permitiu a apresentação de seus conjuntos de câmara na Sala e no Espaço Guiomar Novaes em 2022. Este ano, contaremos também com o Coral Paulistano dirigido por Maíra Ferreira, graças à colaboração do Teatro Municipal de São Paulo. A Sala Cecília Meireles e a TV ALERJ seguem cooperando para que os concertos sejam transmitidos on-line e pelo Canal 12 da NET dentro da série #SalaDigital. Graças à parceria, as apresentações gravadas ficam disponíveis gratuitamente no canal de YouTube da Sala Cecília Meireles.

Chegaremos em 2023 à quarta edição do Programa Gestores, voltado para a capacitação de músicos e administradores culturais na gestão de salas de concerto. Os concertos do Festival do Programa Gestores serão realizados no segundo semestre e serão totalmente elaborados, produzidos e realizados pelos alunos participantes. É a Sala gerando conhecimento a partir de sua própria atividade.

A Temporada Artística 2023 da Sala Cecília Meireles é realizada pela Associação dos Amigos da Sala Cecília Meireles e Funarj.